terça-feira, 5 de abril de 2011

Dinâmica dos adjetivos e Valorização do próximo

Turmas: 9º M1 e 9º M2
Após notar que o grau de rivalidade entre as turmas do 9º ano, revelada na maneira como se expressavam uns com os outros, por apelidos entre outras atitudes, a professora propôs uma atividade envolvendo o assunto adjetivos. Todavia, o foco seria destacar as qualidades de colegas e não seus defeitos.
Para realizar a dinâmica, dividiu-se as turmas em 2 grupos que se colocariam fora da sala de aula. A tarefa dos grupos seria perguntar a cada funcionário um adjetivo positivo, sendo que as qualidades não poderiam ser repetidas, num total de 10 qualidades para cada grupo.
Depois de anotarem os respectivos adjetivos positivos, os participantes escolheriam 5 qualidades mais marcantes e confeccionaram  as faixas com elas, para  fixar no mural da escola.



A moral da dinâmica centraliza-se no seguinte pensamento: todos nós temos defeitos, mas as qualidades são maiores suportes, desafios e reflexos da nossa personalidade. A professora, por meio da dinâmica, deu oportunidade aos alunos que pensarem que é preciso valorizar as pessoas dizendo a elas adjetivos que os deixam com o seu começo de dia mais harmonioso e tranquilo. Assim, o ambiente em sala de aula será melhor, assim como qualquer outro.

TEMA: Abomine os defeitos das pessoas, porque eles só prejudicam no relacionamento.

Turma: 8º M2
Na turma do 8º ano M2, a professora fez um sorteio, no qual cada aluno retirou um papel com o nome de um colega de dentro da sacola.
Em seguida, anotou-se em uma folha a parte qualquer atitude engraçada que gostaria que o seu amigo fizesse, porém respeitando-se o pudor de forma que não houvesse exposição dos colegas a situações constrangedoras.
Após a escrita, todos os papéis foram recolhidos e colocados dentro da sacola. A professora abriu e leu cada atitude pedida pelos alunos. Porém, eles não sabiam que quem escolheu a atitude ou tarefa deveria fazê-la e não o colega, como dito anteriormente.
A moral da dinâmica: Fazer com que os alunos percebessem como é ruim ser envergonhado, humilhado e principalmente participar de uma situação constrangedora (bulling). Rir dos outros é fácil, mas, quando somos nós que nos encontramos na situação, não há graça no que aconteceu.



Ao final, dividiu-se a turma em 2 grupo. Eles saíram da sala de aula e perguntaram aos funcionários 10 defeitos e anotaram tudo em um pedaço de papel. Em seguida, escolheriam 5 palavras mais marcantes e confeccionariam faixas para montar o mural da escola. Contudo, essas faixas seriam riscada com um X para representar que os defeitos que foram eliminados.
A turma chegou à conclusão que todos nos seres humanos tem vários defeitos independente de cor, raça ou religião. Por isso, analisando a situação ocasionada pela dinâmica, é indispensável praticarmos o ato da solidariedade quando nos deparamos com os defeitos um dos outros. 

Escrito pela profª de Língua Portuguesa Geórgina e Publicado pela profª de Ciências Alice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário