terça-feira, 29 de março de 2011

Escola para todos!!










A lei de inclusão escolar preconiza que todas as crianças estejam na escola, mesmo aqueles que anteriormente foram excluídos, e para isso, as escolas devem modificar sua maneira de funcionamento para que todas as necessidades dos alunos sejam atendidas, a fim de possibilitar o processo de ensino-aprendizado que tem direito.

Neste contexto, alunos da rede municipal, como é o caso da EMEB Jenny Guardia, recebe um professor intérprete para auxiliar as aulas e fazer a ponte de comunicação entre os alunos surdos e o professor vigente.

A intérprete trabalha como colaborador com o professor, a fim de orientar o aluno, revelar suas dúvidas e questões, para que o conhecimento que se almeja seja construído, e por vezes mediar a relação entre o aluno surdos e seus colegas.













A língua de sinais é tão natural e tão complexa quanto as línguas orais, dispondo de recursos expressivos suficientes para permitir aos seus usuários expressar-se sobre qualquer assunto, em qualquer situação, domínio do conhecimento e esfera de atividade. Mais importante, ainda: é uma língua adaptada à capacidade de expressão dos surdos.

Nas minhas aulas, percebo a curiosidade dos alunos ouvintes na atuação do intérprete, sendo assim, sempre que possível, peço ao professor intérprete juntamente com a aluna deficiente auditiva que passe algumas instruções da linguagem de sinais aos colegas de classe. A interação entre eles é necessária!!!


"Mãos a obra!".. rs


Escrito por Alice, profª de Ciências.

Um comentário:

  1. É muito interessante a iniciativa da EMEB "Jenny Guárdi" no que tange a promover maior interação entre TODOS os alunos, independente da demanda educacional exigida por cada um deles. INTEGRAÇÃO é a palavra chave para que a inclusão seja efetivamente praticada nos espaços de aprendizagem. Parabenizo a professora Alice por esta ação nobre e necessária.

    Prof. Msc Guilherme Ribeiro

    ResponderExcluir