domingo, 10 de abril de 2011

Tragédia no Rio

Antes de publicar nossas realizações, gostaria de abrir “um parênteses” para abordar a tragédia ocorrida em Realengo, no RJ, onde as crianças e adolescentes foram tragicamente assassinados numa escola. ESSE ASSUNTO CERTAMENTE NÃO SERIA O MAIS INTERESSANTE, MAS INFELIZMENTE É NECESSÁRIO A TODOS.

O Rio de Janeiro, cidade maravilhosa, cheia de encantos mil, orgulho do meu Brasil amanheceu no dia 07.04.11, manchada de sangue com o cruel assassinato de 12 crianças e várias feridas. O assassino invadiu a Escola Municipal no bairro Realengo, onde ele estudou, portando uma arma e executou crianças com as idades entre 12 e 14 anos. As famosas balas perdidas que tanto ouvimos falar encontraram hoje alvos certeiros, crianças indefesas.

Esse é apenas um dos casos que conhecemos ao longo da história da humanidade!!!
Tenho visto pela internet, em sites de relacionamentos, como por exemplo o Orkut, várias comunidades criadas em ódio contra o assassino e reportagens sensacionalistas sobre a carta deixada por ele e possíveis reflexões. 

Na carta deixada, várias interpretações chegam ao senso comum, um jovem perturbado com reflexões errôneas sobre uma exclusão social aliada a sua religiosidade!

Louco?? Não! Apenas uma mente fraca que se deixa influenciar por qualquer bobagem que dizem... e assim adquire o poder de destruir a vida da gente e a de outras pessoas como no caso dessas famílias que foram assoladas por essa tragédia.

Ele era uma pessoa depressiva como muitas que existem por aí, que não estão preparadas pra viver no mundo moderno, com alta competitividade, onde somente "os fortes, lindos, populares, inteligentes e ricos sobrevivem" (seleção natural-Darwin??rs..), características que no Brasil, infelizmente, a maioria das pessoas não possuem. As pessoas têm que parar de se iludir com "o mundo maravilhoso da TV e internet" e acordar pra realidade de um país rico onde a maioria é pobre e por esse motivo não devem se deprimir com bobagens pra depois sair matando pessoas em nome de ilusões bobocas.

Arrependido?? Arrependimento é quando fazemos algo sem pensar, sem planejar, ou quando não imaginamos o quão desastroso é... ele sabia que estava errado, que o que ia fazer era errado e tem uma idéia muito equivocada quanto ao perdão de Deus.

Gostaria de ilustrar que o convívio humano é complicado e sempre será. A vida humana perdeu o valor, o respeito, a dignidade e o carácter poucos definem. O elo de um amor inquebrável que unia os laços familiares se desfez pela vaidade e por um materialismo exacerbado. As famílias ainda constituídas perderam o controle e apelam pros profissionais psíquicos, quando podem... e quando não podem??

Isso me faz gerar algumas perguntas:
- Será culpa das nossas falências políticas e sociais?
- Falta de emprego e habitação?
- Falta de escolas dignas e/ou profissionais desqualificados?
- Inexistência do saneamento básico?
- Deficiência na saúde pública?
- Evolução da tecnologia e acessibilidade na internet?
Quais perguntas seriam as mais adequadas e com respostas claras e objetivas??? 

Vamos pensar na vida que se foi, vamos pensar nas famílias que ficaram... o foco é a solidariedade entre os seres, não o ódio contra alguém abalado, não pregador, com desculpas esfarrapadas com suas crenças e convicções errôneas... se é pra citar qualquer palavra de cunho religioso, vamos despertar e relembrar o “amemos uns aos outros”....

O ser humano vive num constante estresse, aliás esta palavra parece ter virado moda.. (mas a moda vem e num vai embora?!). Além do estresse, bulimia, anorexia, transtornos bipolares, depressão, frustrações diversas... são vários os exemplos de anomalias muitas vezes imperceptíveis e incuráveis.  
Nossos jovens estão acelerando suas mortes ao excederem no uso indiscriminado de drogas, cujos efeitos colaterais destroem suas saúdes, inclusive seus valores morais e éticos, sem eles perceberem. Precisamos tapar nossos ouvidos, olhos e bocas a tudo aquilo que nos prejudica e nos faz tanto mal. Vamos dar um basta na mesmice, não banalizar aspectos importantes para nossa convivência pacífica, harmoniosa e sermos um elo forte de uma corrente que se chama FELICIDADE!!!

Além desses argumentos todos, vale ressaltar que a mídia adora essas tragédias.. cutuca a emoção do povo... o Brasil virou país de 1º mundo (brincou um colega), como este evento, muitos aconteceram nos EUA, na Europa (hj foi na Holanda). O pior é que sempre tem quem se encoraje com estes fatos e muitas outras histórias podem/vão acontecer... (ouvi meus alunos dizendo piadinhas). 
Vamos tratar da cabecinha destas "criaturinhas" e a começar... acabar com o bullying!


Seguindo, publico também uma entrevista realizada com a Sociológa Maria Stela Grossi Porto. Não deixem de ler!


Escrito pela Profª Alice Stahorzky

4 comentários:

  1. belo texto .. *-* ,pra mim esse cara é um pisicopata! ;s ,

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem que ele sofria bulling, mas um erro não justifica outro! Concordo com a Cássia,Pra mi também ele é um psicopata!

    ResponderExcluir
  4. Esse Cara, estava Possuído Pelo Espírito Ruim, para Tirar Vida de Adolescentes que não tiveram nada a ver O Bullying que ele sofre na Sua Adolescência.

    ResponderExcluir